TelaViva: Documentário da Maria Farinha Filmes propõe reflexão sobre longevidade

A data de 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data que dá o pontapé inicial ao movimento de lançamento do documentário “Quantos dias. Quantas noites”, de Cacau Rhoden (“Nunca Me Sonharam”, “Tarja Branca”). Aproveitando a importância simbólica deste 15 de junho, a Maria Farinha Filmes, produtora do longa, lança o primeiro teaser do filme, que tem previsão de estreia nos cinemas no segundo semestre deste ano, e o site oficial, com informações complementares à obra.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030 o Brasil terá a quinta população mais idosa do mundo. Se, por um lado, o aumento da expectativa de vida é um bom indicador, por outro desperta novas preocupações: se não vier acompanhado de políticas públicas consistentes, o fenômeno será gatilho para uma sociedade mais desigual e empobrecida. O documentário mergulha em uma  investigação geracional e oferece uma visão revolucionária sobre as oportunidades e dilemas da longevidade e os desafios humanitários que ela gera.

Com a participação da filósofa e escritora Sueli Carneiro, da atriz e coreógrafa Mona Rikumbi, do médico gerontólogo Alexandre Kalache, da médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes e do líder comunitário Alexandre Silva, “Quantos dias. Quantas noites” apresenta, ainda, o testemunho de pessoas como Ana Michelle Soares (autora de “Enquanto eu respirar” e “Vida inteira”), ativista de cuidados paliativos e para quem a finitude se impôs de forma concreta aos seus 40 anos, em decorrência de um câncer de mama.

O filme é uma produção da Maria Farinha Filmes, idealizada por Marta Pipponzi, com patrocínio de Rede Itaú e Grupo RD. O lançamento conta com o apoio institucional do movimento global Ashoka e do UNFPA, agência da ONU para saúde sexual e reprodutiva, direitos, população e desenvolvimento. A produção tem ainda o apoio do Instituto Beja, do Movimento InFinito, da Plenae e da Associação São Joaquim, além de cerca de 15 instituições que atuam no tema e em rede para a campanha.

Fonte: TelaViva

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