Eu sei que o título desse texto pode ser um pouco pretensioso demais… mas eu gostaria de convidá-lo a reconsiderar um convite à morte para um chá da tarde com um bolinho de milho recém saído do forno ou até mesmo uma cerveja gelada no seu bar favorito no final do dia (com uma porção generosa de amendoins, que tal?).
Tenho certeza que ela não fará cerimônias.
Por mais que pessoas incríveis estejam ao meu redor, esse posto de melhor amiga é dela: a morte. E isso já faz uns bons anos, viu? Quando me dei conta que ela é a única que estará comigo até depois do meu último suspiro… dei a ela o privilégio de sermos melhores amigas.
Quando tenho um dia difícil ou quando tenho que lidar com algum problema, é ela quem coloca a mão no meu ombro e me diz: “Calma lá, Ana.” É ela quem me pergunta se vale a pena eu perder uma deliciosa noite de sono por conta de um acontecimento que pode ser resolvido amanhã (ou que nem precisa de toda a minha atenção).
Ela me faz enxergar a vida com mais lucidez, sensatez e força: assim consigo viver meus dias de forma mais clara e verdadeira.
Me faz focar no que vale a pena viver.
E a deixar de lado o que não me pertence.
Não é sobre deixar os problemas para lá, mas sim, dar a atenção que eles merecem, sem desgastes desnecessários.
Ela intervém quando eu preciso.
Me ajuda a parar de me preocupar tanto com as banalidades.
A focar mais no presente.
A não encarar um dia ruim como uma vida ruim.
Como não amar intensamente essa melhor amiga?
“O fim pode salvar todo o resto. Nunca é tarde para se envolver.”
Respostas de 21
Me lembrou muito os ensinamentos de Dom Juan, um índio “vidente”, ao seu aluno Carlos Catañeda!! Acho esse recurso, de lembrar que a morte está sempre pertinho e que pode ser uma ótima conselheira, muito sóbrio e cheio de sabedoria! Obrigado!!
Que texto! Direto, reflexivo e também perturbador rsrsrs comecei a me interessar por essa “melhor amiga” quando conheci seu trabalho e desde então te acompanho.
Tão lindo de ler! Tão lindo de viver!
Depois do livro “A morte é um dia que vale a pena viver”, a minha visão sobre a morte, mudou totalmente o que antes era medo.
Maravilhoso! Nos faz realmente se interessar pelo agora.
Tinha dificuldade em pensar ou falar sobre a morte, porém, não pensei duas vezes para comprar seus livros sobre esse tema: morte e lê-los; torná-los meus livros de cabeceira. Tem melhorado muito minha visão sobre morrer, como viver, como morrer… Demais, como vão sendo esclarecidos uns tabus. Também recomendo muito aos meus amigos e conhecidos.
Tu é luz! 💖
Ah, a morte!! E não é ela que está todos os dias ao nosso lado, ao amanhecer, ao entardecer, ao nos despedirmos daquelas atitudes que já não nos servem mais? Das nossas espectativas?
Como fazem os monges beneditinos: “memento mori”: ter a morte sempre diante de si. Seria uma forma de viver melhor!!!
Sou grata por sua vida. Desde que li seus livros assistir alguns vídeos sobre esse assunto tão real e cheio de tabus; tem sido muito esclarecedor e até romântico pra mim pensar sobre a morte.
Minha oração é que muitos possam ter acesso a esse conhecimento de alguma forma.
Adorei o texto! Lindo, sensível e inspirador como tudo o que escreve. Ensinamentos preciosos Um belo presente para este novo ano.
The end (Jim Morrison)
“This is the end, beautiful friend
This is the end, my only friend
The end of our elaborate plans
The end of everything that stands
The end
No safety or surprise
The end
I’ll never look into your eyes again
Can you picture what will be?
So limitless and free
Desperately in need of some stranger’s hand
In a desperate land…”
and so on 😊
Estou tão longe de chegar neste estágio! Que eu consiga encarar esta morte com mais tranquilidade e sabedoria! Muito difícil!
Obrigada, por me ajudar a ter menos medo da melhor amiga. Li Pra vida toda valer a pena viver e estou terminando A Morte é um dia que vale a pena viver. Sensacional, parabéns!
Sabias palavras! Seus textos são um misto de sabedoria e poesia de vida! Gratidão!!!
Sempre colocando o coração no lugar! ❤️
Obrigada! ✨🙋🏼✨
Lindo texto Ana Cláudia, como todos os seus textos! Sempre me fazem refletir! Obrigada por sempre compartilhar suas reflexões!
Um texto lindo de morrer, Ana! Sou agradecida por todo o amadurecimento que você agrega ao falar de um assunto que para grande maioria ainda é uma grande dificuldade…
Aprendi a ser sua amiga graças a você Ana. Já li e dou de presente seus livros. Principalmente A morte é… é Pra vida toda…Que bom que você existe e eu tenho acesso ao seu conhecimento/trabalho .🌻😉🌻
Você conseguiu tocar em minha alma através dos seus livros e agora com seu site.
Obrigada por todo acalanto.
Obrigada por me fazer respirar.
Obrigada por tudo.
Quanto mais penso e falo sobre a morte mais estou presente no agora e vivo melhor.
Obrigada por tanto, aprendo muito com você.