A comunicação compassiva como forma de cuidado

A comunicação é uma das formas mais poderosas de cuidado. A gente se comunica o tempo todo por meio de palavras, gestos, atitudes e escolhas. Proponho aqui um exercício: olhe-se no espelho por um instante, em completo silêncio: a imagem que você vê já está comunicando algo por si só.

Hoje, te convido a refletir se a sua comunicação é capaz de cuidar, se ela garante que a maneira que você se manifesta traz alento ao coração de quem está em sofrimento. Cada paciente carrega uma história que vai muito além de um registro de entrada em um hospital.

A comunicação compassiva nos ensina a aprofundar as relações humanas, priorizando a empatia, compreensão e harmonia. Ela é valiosa para profissionais da saúde, criando relações repletas de compaixão entre quem cuida e quem está sendo cuidado.

A compaixão é diferente da empatia – ela vai além ao reconhecer o sofrimento do outro e comprometer-se em aliviá-lo. Compaixão promove conexão, solidariedade e bem-estar. E tudo isso é possibilitado pelos encontros, um local de grande riqueza. São eles que nos mostram o potencial transformador que temos dentro de nós em influenciar positivamente a vida de outras pessoas.

Palavras bem escolhidas em encontros podem impactar de maneira muito profunda a trajetória dos outros. Ao interagir com pacientes, profissionais da saúde precisam ter em mente que precisam ter uma perspectiva aberta, sem presunções ou julgamentos. A comunicação eficaz não é limitada às palavras, mas inclui também a capacidade de entender as necessidades e sentimentos das pessoas.

Dominar os conhecimentos da medicina já não é o suficiente: o poder de um sorriso, do toque nas mãos e de um olhar demorado não se aprende na faculdade.

Comunicar também é cuidar!

Se você é profissional do cuidado e se interessa por comunicação compassiva e outras habilidades, tenho um convite para te fazer:

Venha participar comigo do Workshop Arte e Ciência da Prática de Cuidados Paliativos. Nesse evento online e gratuito, que acontecerá nos dias 29/01, 31/01 e 02/02, serão abordados conhecimentos indispensáveis para Paliativistas.

Caso tenha interesse, clique aqui  para fazer a sua inscrição.

Ficarei feliz em ter você conosco!

4 respostas

  1. Que trabalho espetacular que você desenvolve, têm me ajudado muito nos cuidados com minha mãe. E estou aprendendo a me cuidar.
    Muita gratidão

  2. Como é bom poder aprender com você. Obrigada por compartilhar dos tesouros que são seus conhecimentos. Que muitos profissionais possam chegar até você para que essa forma de cuidar se espalhe e chegue a todos que precisem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *