Planejamento Avançado de Cuidados

O que é importante para sua vida?

Em situações de diagnóstico de uma doença grave, que ameaça a continuidade da sua vida, é importante que se pense o que tem valor para você neste momento delicado e o que deseja fazer com seu tempo de vida.

Porque a vida é sua, e não da doença que você tem.

Diante disso, existem maneiras de documentar suas escolhas diante de uma situação que ameace a continuidade da vida, recomendadas pelo Conselho Federal de Medicina e com pleno suporte legal no Brasil. São os documentos conhecidos como Testamento Vital e Diretivas antecipadas de Cuidados à Vida.

Diretivas Antecipadas de Vontade e Testamento Vital

Na elaboração desses documentos, suas decisões podem ser revistas a qualquer momento. São documentos vivos, não definitivos, em que você pode mudar de ideia à medida que seu entendimento evolui.

Nos formulários a seguir vamos fazer algumas perguntas que nem sempre terão respostas fáceis e podem exigir um tempo maior para reflexão.  Pode até ser que as respostas não estejam prontas para serem expressas e está tudo bem. Vamos dar o tempo que for preciso para seguirmos nessa jornada. 

A parte mais importante desses documentos é você entender o que significa cada escolha, cada procedimento ou decisão. Por isso, a ajuda de um médico pode ser valiosa para que você compreender cada pergunta e decidir por o que lhe traga mais qualidade de vida.

Ao responder os dois conjuntos de perguntas abaixo, você receberá por e-mail uma cópia das suas escolhas, que deve ser compartilhado com sua família, com a equipe médica que lhe assiste e com as pessoas mais próximas a você. 

Sempre que você quiser mudar sua decisão sobre qualquer questão, pode retornar aqui e refazer suas diretivas.

Planejamento Avançado de Cuidados

Suas decisões sobre o fim de vida, diante de um prognóstico irreversível sobre a cura de uma doença que lhe acometa.

Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV)

Cuidados que vão além do testamento vital, para situações em que você não possa dizer sim ou não para algum procedimento ou questão.

Para lhe ajudar antes de começar

Assista abaixo uma conversa com Ana Claudia sobre a importância desses documentos, com perguntas e respostas sobre cada um deles.