Ana Claudia Quintana brilha na 2ª edição do Metrópoles Talks em SP

Foto: Paulo Liv

A segunda edição do Metrópoles Talks em São Paulo movimentou o Teatro Bravos, em Pinheiros, na última terça-feira (24/6). Na ocasião, a médica, escritora e professora Ana Claudia Quintana Arantes compartilhou seu vasto conhecimento e levantou reflexões sobre a vida e a morte, temas de extrema importância para qualquer ser humano.

Formada pela Universidade de São Paulo (USP), a palestrante é especialista em envelhecimento e cuidados paliativos, assuntos nos quais se inspirou para desenvolver livros best sellers no Brasil. Ativista da cultura do cuidado, a profissional é muito conhecida pela abordagem humanizada da morte e do luto.

O evento marcou a segunda vez em que Ana Claudia Quintana comandou o Metrópoles Talks. A primeira participação da escritora ocorreu em 10 de outubro de 2024, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na capital da República, a atração também emocionou o público ao falar sobre a finitude da vida antes que o fim realmente chegue.

A palestra A morte é um dia que vale a pena viver se destacou pelas reflexões profundas e fortes da médica, que acredita que o grande tabu que cerca o fim da vida tem a ver com o despreparo estrutural da sociedade para lidar com limites. Para ela, é ensinado desde a infância que é necessário querer sempre mais: do conhecimento às conquistas.

Ao Metrópoles, a autora explicou a escolha do tema para suas publicações e para a ministração em São Paulo:

“É importante falar sobre o seu último evento. Vai ser a última coisa que você vai estar presente na sua vida, que é esse dia da sua morte. Então, é importante você falar sobre isso. Porque os motivos pelos quais você vai morrer, a gente não sabe. Você pode ter o anúncio da morte, que é através do diagnóstico de uma doença que ameaça a sua vida. E aí você vai ter tempo para elaborar algumas coisas que quer deixar resolvidas, ou que quer viver. Então, você consegue se preparar para esse momento”.

Ana Claudia continuou: “Ou não, você pode ter uma condição que é a morte súbita. Muitas pessoas dizem que querem morrer dormindo. Mas e se você dorme com alguém? Como que essa pessoa que você ama vai ficar se você tiver uma morte súbita? Então, como que você prepara a pessoa para a sua ausência? Você tem que trazer para ela boas experiências ou experiências verdadeiras durante o tempo que você vive com ela”.

Metrópoles Talks

Em 26 de maio, o público paulista conferiu a primeira realização do Metrópoles Talks em São Paulo. A estreia ficou por conta do descontraído bate-papo entre Ingrid Guimarães e Glenda Kozlowski. A atriz e a jornalista comandaram uma conversa bem-humorada, porém bastante informativa, em torno do tema Essa Tal de Menopausa – Um Papo Sem Filtro Sobre Hormônios, Liberdade e Autoconhecimento.

O Metrópoles Talks, braço de palestras do portal de notícias, é responsável por trazer grandes nomes para Brasília a fim de proporcionar conversas estimulantes e necessárias sobre os mais diversos temas.

Na capital da República, o público já teve a oportunidade de aprender lições com Marcelo Rubens Paiva, Hortência, Cátia Damasceno, Ana Claudia Quintana, Samer Agi, Rossandro Klinjey, Daniela Migliari e Amyr Klink.

Assista ao vídeo da palestra de Ana Claudia Quintana na 2ª edição do Metrópoles Talks em São Paulo:

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *