Universa UOL: Cuidado paliativo não é só para casos terminais, diz médica: ‘Dignidade’

Convidada do “Desculpa Alguma Coisa”, videocast de Tati Bernardi no Canal UOL, a médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes falou sobre a importância de cuidados paliativos para a dignidade no tratamento de pessoas doentes.

Ana Claudia usou o exemplo de uma amiga próxima, que foi diagnosticada com câncer de ovário. “Ela foi [procurar os cuidados paliativos] bem no começo e suportou o tratamento de quimioterapia num nível nunca visto. Eu consegui fazer todos os cuidados pra ela controlar os sintomas de efeitos colaterais. Você não procura o paliativista pra você morrer. O paliativista você procura pra você viver com dignidade, até o momento da morte chegar.”

Luta de médica por mortes dignas mudou norma e virou política pública

A médica contou como ajudou a elaborar políticas públicas relacionadas a cuidados paliativos. “Na pandemia, a gente teve aquele senador que disse que cuidado paliativo era eutanásia. Quando ele falou, eu pude responder. Tive 10 minutos na Câmara [dos Deputados] e quem estava lá disse que foram 10 minutos de silêncio. Falei também no Conselho Nacional de Educação e eles decidiram reescrever as diretrizes de ensino da medicina no Brasil e pediram ajuda pra mim. Depois disso, veio a política pública com financiamento federal pra cuidados paliativos.”

Defender eutanásia no Brasil de hoje é deselegante, diz médica paliativista

Ana Claudia disse não defender a eutánasia no Brasil. “A gente vive num país em que menos de 10% das pessoas tem acesso a cuidados. Então é muito deselegante defender isso nesse país. Você deveria ter uma vida assistida, não uma morte assistida. A morte assistida não é uma morte cuidada. Enquanto o meu país tiver um brasileiro que não tenha acesso a cuidados paliativos dignos, tiver um estudante que não tenha uma disciplina de cuidados paliativos, eu não vou defender.”

Assista à entrevista completa com Ana Claudia Quintana Arantes: os episódios ficam disponíveis toda quarta-feira no YouTube de Universa e no Canal UOL.

Fonte: Universa UOL

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *